Informações sobre pens

Perguntas gerais

Perguntas sobre os componentes das nossas memórias USB

Perguntas sobre o processo de produção das suas memórias

Perguntas sobre encomendas

Perguntas gerais

Como utilizar uma memória USB?

Conecte a sua memória à porta USB do seu PC ou equipamento com entrada USB. A unidade correspondente ao dispositivo irá aparecer automaticamente, se não for o caso, faça click e, 'Início', abra o arquivo 'o Meu PC' e procure a nova unidade. Arraste os ficheiros que quiser guardar no arquivo que aparece no ecrã.

Antes de retirar a memória da porta USB tenha o cuidado de o notificar ao sistema operativo: “retirar hardware com segurança” desde o “Administrador de dispositivos” em Windows.

Se retirar o dispositivo antes do tempo é possível que os ficheiros se gravem mal. A memória pode inclusive ficar danificada visto que através do USB flui electricidade e ao retirá-lo rapidamente poderia danificar-se o chip. Além disso, recomenda-se evitar a humidade, campos magnéticos e calor extremo.

Voltar ao início

Quanta informação pode armazenar um dispositivo USB?

Os nossos dispositivos USB com maior capacidade podem armazenar até 64 GB.

Tabela de armazenamento:
256MB512MB1GB2GB4GB8GB
Fotografias (tamanho médio 2MB) 1282565121.0002.0004.000
Canções (tamanho médio 4,5MB) 571132274559101.820
Páginas de texto 40.96081.920163.840327.680655.3601.320.720
Mpeg – Vídeos (Duração média 5') 248163264
Divx – Vídeos (Duração média 2h) ----12,5510
Voltar ao início

Podem-se armazenar e transferir ficheiros de música num dispositivo USB?

É possível, os dispositivos USB podem armazenar todo tipo de ficheiros:

  • Audio: .mp3, .wap, .wva…
  • Imagem: .tiff, .jpg, .gif…
  • Vídeo: .avi, .mpeg…
  • Outros formatos: .rtf, .ppt, .doc, .xls, .txt, .html…
Voltar ao início

Que vantagens oferece a utilização de uma memória USB em vez de discos duros externos?

A maior vantagem é o tamanho. As memórias USB são mais pequenas e mais práticas de transportar. Além disso não requerem nenhuma configuração e são muito resistentes. Os discos duros funcionam com agulhas, enquanto que as memórias USB funcionam com memória sólida. Por essa razão, são mais resistentes à exposição ou golpes.

Voltar ao início

Que vantagens oferece a utilização de um dispositivo USB frente a um CD-r ou DVD-r?

Hoje em dia todos os computadores dispõem de uma porta USB mas pouca gente tem gravador de CD ou DVD. Além disso, o processo de descarga desde o computador à memória USB é muito mais rápido e simples do que copiar um CD ou DVD.

Nas memórias USB podem-se guardar e apagar dados tantas vezes quanto desejado. Para obter o mesmo rendimento com um CD ou com um DVD regravável deve-se ter muito cuidado com a sua conservação.

Voltar ao início

Todas as memórias USB são iguais?

Por vezes, durante o processo de fabrico, produzem-se falhas que dão origem a células de armazenamento defeituosas dentro do chip da memória USB. Estes bloqueios não podem ser utilizados para o armazenamento de informação. Desta forma, uma memória original de 1GB pode ter a sua capacidade reduzida até 512MB.

Alguns fabricantes identificam as memórias com células defeituosas como “downgrade” e vendem-nas mais baratas.

Problemas das memórias “downgrade”:

  • Erros ao guardar a informação (muitas células defeituosas).
  • Velocidade nominal reduzida.
Voltar ao início

A minha memória USB funciona em qualquer computador?

As nossas memórias USB são compatíveis com Windows 98SE/ME/2000/XP/Vista, a partir de Linux 2.4.X e MacOS 9.X. Para Windows 98 (1ª edição) é preciso instalar um controlador apropriado, que poderá descarregar com o seguinte link ou solicitando o acessório CD driver.

Voltar ao início

Porque é que algumas memórias não admitem Software nem inserção de dados permanentes?

A possibilidade ou não de inserir dados na memória depende do controlador. Esta é a parte inteligente do dispositivo e a que decide em que parte da memória NAND flash são guardados os dados.

Voltar ao início

Que diferença existe entre inserção de dados permanentes e My Data?

O espaço da memória divide-se em duas partes: numa são guardados de maneira permanente os dados que o cliente quiser distribuir (A) e na outra ir-se-á armazenando a informação que o utilizador quiser guardar (B).

No caso do serviço de inserção de dados permanentes, os dados fornecidos pelo cliente estão sempre na parte permanente da memória (A) e o utilizador poderá apagá-los, mesmo temporariamente.

No serviço My Data, cada vez que a memória USB for conectada, os dados fornecidos pelo cliente são copiados automaticamente de uma parte à outra da memória. Se o utilizador tentar apagar esses dados, poderá fazê-lo, mas quando ligar o dispositivo na vez seguinte, o processo de cópia de informação voltará a realizar-se de uma parte à outra e voltarão a aparecer. A duração deste processo de cópia automática irá depender do tamanho do ou dos ficheiros. Para garantir um processo ágil recomenda-se que não exceda, em nenhum caso, os 30 MB.

Voltar ao início

Que vantagens oferece o serviço MyData relativamente à inserção de dados permanentes?

Com o serviço My Data a informação guardada na memória por opção do cliente tem maior visibilidade para o utilizador, visto que os dados que for armazenando no dispositivo são copiados na mesma zona da memória.

Voltar ao início

Que vantagens oferece o serviço de inserção de dados permanentes relativamente a MyData?

Este serviço é menos intrusivo para o utilizador porque os dados estão armazenados na parte da memória que menos utiliza. Só os poderá ver ao aceder a esta parte. O dispositivo USB está disponível mais rapidamente do que o serviço MyData, porque neste caso não se realiza a cópia automática de dados.

Além disso, o limite do tamanho dos dados a inserir pelo cliente só depende da capacidade da memória escolhida.

Voltar ao início

O que é o Chip on board?

É a tecnologia que permite a união das componentes que constituem a memória USB no mínimo espaço possível.

Voltar ao início

Perguntas sobre os componentes das nossas memórias USB

O que é o chip de memória NAND FLASH?

O chip de memória NAND flash supõe 80% do custo da memória USB e serve para armazenar dados. Contém um array (agrupação de variáveis do mesmo tipo) de células onde é armazanada a informação. Podem armazenar um ou dois bits de informação por célula.

Voltar ao início

O que é o SLC?

SLC são as siglas para 'Single Level Cells'

A memória SLC é um chip de memória NAND Flash de alto rendimento. A sua utilização está relacionada com aplicações de alto rendimento e longa duração. É utilizada para cartões Compact Flash, máquinas fotográficas profissionais e memórias USB para utilizadores avançados ou profissionais da informática, entre outros. É importante que o equipamento com o qual se utilize seja compatível com o standard USB 2.0 para obter o máximo rendimento.

Este tipo de memória flash armazena um bit por célula, consegue-se desta forma aumentar a velocidade de leitura e escritura aumenta, por outro lado, a duração da memória até 100.000 ciclos de escritura por sector físico.

A velocidade dos dispositivos que incluem memória SLC é de 40 Mbps para escritura/escrita? e de 240 Mbps para leitura.

Voltar ao início

O que é o MLC?

MLC são as siglas para 'Multi Level Cells'

A memória MLC é um chip de memória NAND Flash de alto rendimento que permite armazenar dois bits por célula, os dados são codificados antes de serem guardados. A sua duração chega aos 10.000 ciclos de escritura por sector físico. A sua velocidade é aproximadamente três vezes inferior à do chip de memória SLC, por isso o seu preço é mais reduzido.

É utilizada para dispositivos como memórias USB, cartões de memória para telemóveis, PDAs e máquinas fotográficas.

As prestações da memória MLC são suficientes para um utilizador médio. Os seus 10.000 ciclos de escritura, pelos estudos realizados pela Toshiba, permitiriam aos consumidores 'escrever completamente e apagar o conteúdo total da memória uma vez ao dia durante 27 anos'.

Este diferentes aspectos explicam que as memórias MLC sejam as mais utilizadas em todo tipo de dispositivos electrónicos com memória NAND Flash.

A velocidade dos dispositivos que incluem memória MLC é de 15 Mbps para escritura e de 48 Mbps para leitura.

Voltar ao início

Que controladores utiliza a MemoriasUSB nos seus dispositivos USB?

Na MemoriasUSB utilizamos controladores de fabrico tailandeses: SMI, Phison e USBest.

Voltar ao início

O que é o USB 2.0?

O Universal Serial Bus é uma porta utilizada para conectar periféricos ao computador.

Os dispositivos USB podem ser classificados em três tipos dependendo da sua velocidade de transferência de dados:

  • Baixa velocidade (1.0): Bitrate de 1.5Mbit/s (192KB/s). Utilizado maioritariamente por “Dispositivos de Interface Humana” (HID). Presente em teclados, ratos e joysticks.
  • Velocidade completa (1.1): Bitrate de 1.5Mbit/s (1,5MB/s). Muitos dispositivos fabricados na actualidade trabalham a esta velocidade. Estes dispositivos dividem a amplitude de banda da conexão USB entre eles baseados num algoritmo FIFO.
  • Alta velocidade (2.0): Bitrate de 480Mbit/s (60MB/s). O mais utilizado.

Voltar ao início

Perguntas sobre o processo de produção das suas memórias

Como é que se imprimem os logótipos?

MemoriasUSB só serigrafia com LOGUS. LOGUS garante aos clientes os melhores standards de qualidade de impressão. Mais informações

Voltar ao início

Qual é o melhor formato para o meu logótipo?

Para que a impressão das memórias seja da melhor qualidade os logótipos requerem uma série de características. Terão um formato concreto e devem estar vectorizados.

Formatos: Macromedia Freehand (.fh), Adobe Illustrator (.ai) ou Corel Draw. (.cdr). Mais informações

Voltar ao início

O que é a vectorização?

A vectorização consiste em converter um bitmap (desenho, clipart ou imagem) num desenho traçado por linhas, formando objectos independentes que podem conter uma cor específica.

Se for necessário podemos vectorizar o seu logótipo. Envie-nos o mesmo para o endereço e-mail produccion@memoriasusb.com com uma resolução mínima de 72ppp.

Voltar ao início

O que é uma amostra não funcional?

A MemoriasUSB oferece amostras sem memória NAND flash para que futuros clientes possam conhecer os nossos produtos.

Voltar ao início
Voltar ao início

Irei receber uma fotomontagem para ter uma ideia de como é que vai ficar a minha encomenda?

Num prazo máximo de 24h desde a recepção da imagem com a qual deseja personalizar as memórias, o nosso departamento comercial enviar-lhe-á um esboço da memória USB escolhida, com a sua personalização.

Voltar ao início

Irei receber uma simulação para ter uma ideia de como é que vai ficar a minha encomenda?

O nosso departamento comercial oferece a possibilidade de enviar-lhe, se o solicitar, uma fotomontagem real da memória escolhida, com a sua personalização.

Voltar ao início

Posso pedir uma amostra física do produto já personalizado com o meu logo?

Se o solicitar ao nosso departamento comercial ao realizar a encomenda, poderá receber uma amostra já personalizada nas suas instalações. Deverá ter em conta que isto atrasará a encomenda uma semana e que a MemoriasUSB não assumirá os custo de envio.

Voltar ao início
Voltar ao início

O que é o código PANTONE?

Pantone Inc. é uma empresa com sede em Nova Jersey (Estados Unidos), que criou um sistema de controlo de cor para as artes gráficas. O seu sistema é o mais reconhecido e utilizado, daí a habitual denominação PANTONE para o sistema de controlo de cores.

O sistema baseia-se numa gama de cores, as Guias Pantone, que permite obter outros a partir de misturas de tintas predeterminadas. A vantagem deste sistema é que cada uma das amostras está numerada e uma vez seleccionada é possível voltar a criar a cor exacta.

Voltar ao início
Voltar ao início

O que é um lanyard?

É um cordão utilizado para pendurar ao pescoço as memórias USB, é muito utilizado para cartões corporativos ou telemóveis. São fabricados em várias cores e texturas.

Voltar ao início

Em que cores posso pedir os lanyards?

Para encomendas inferiores a 500 unidades: preto e azul.

Para encomendas superiores a 500 unidades: personalização com cores PANTONE, pode utilizar a sua cor corporativa.

Voltar ao início

Qual é a embalagem por defeito das memórias USB?

Os dispositivos da MemoriasUSB são embalados em sacos transparentes para que o preço da memória não aumente caso não esteja interessado num serviço de packaging.

Na MemoriasUSB sabemos que para os brindes promocionais a imagem da embalagem é importante, por isso oferecemos uma ampla variedade de packaging para todos os preços, a partir de 0.08 euros. Ver embalagens

Voltar ao início

Perguntas sobre encomendas

Como é que posso pedir um orçamento formal?

Oferecemos-lhe a possibilidade de pedir um orçamento através do endereço de correio electrónico contacto@memoriasusb.com ou através do número de telefone 800 787 877.

Voltar ao início

Como realizar uma encomenda à MemoriasUSB?

Poderá encontrar ajuda na secção Como comprar

Voltar ao início

Existe uma encomenda mínima?

A nossa encomenda mínima, para a maioria dos produtos, é de 100 unidades.

Voltar ao início

Qual é o prazo de entrega de uma encomenda?

Normalmente o prazo de entrega é de 18 dias.

A MemoriasUSB dispõe dos serviços Go e Priority para prazos de entrega apertados (24 horas e uma semana respectivamente).

Excepcionalmente, para alguns produtos, devido a um maior prazo de produção ou à complexidade do processo de personalização, o prazo de entrega pode chegar a ser de até quatro ou cinco semanas.

Voltar ao início

Por que razão mudam os preços diariamente?

A MemoriasUSB não trabalha com stock, compra as memórias sob encomenda. A memória NAND flash (o chip de memória NAND flash representa 80% do custo da memória USB e serve para o armazenamento de dados) tem uma cotização diária, o que explica a variação dos preços dos nossos dispositivos.

Voltar ao início

Os preços que aparecem na web já incluem personalização?

Os preços que aparecem na nossa página web não incluem personalização.

Seguindo a nossa política “pague só por aquilo que precisa”, o cliente que não desejar personalização dos seus dispositivos USB não pagará por um serviço que não utilizou.

Voltar ao início

Formas de pagamento

Salvo estipulação contrária na factura transmitida pela MemoriasUSB, S.L., um montante de 100% do valor económico dos produtos será pago ao aceitar a factura pró-forma. Formas de pagamento.:

  • Cheque bancário ou transferência bancária prévia.

  • Bankinter: 0128.9408.98.0100001496

Voltar ao início

Existem formas alternativas para realizar os pagamentos?

Não existe nenhuma outra forma de pagamento.

Voltar ao início

Os preços da web incluem o transporte?

Os preços que aparecem na nossa página web não incluem o transporte.

Seguindo a nossa política “pague só por aquilo que precisa”, o cliente que não desejar transporte não paga um serviço que não utilizou. Se o preferir, ao realizar a sua encomenda indique que precisa de transporte e orçamentaremos a entrega da mercadoria nas suas instalações.

Voltar ao início

Que tipos de serviços de transporte oferece a MEMORIASUSB?

A MemoriasUSB utiliza o 'Serviço 19 horas'. O cliente recebe a mercadoria antes das 19 horas do dia seguinte, uma vez paga a mercadoria.

Voltar ao início

Que serviço de estafeta utiliza a Memoriasusb no âmbito nacional?

Para o envio da mercadoria desde a nossas instalações de Madrid até endereço indicado pelo cliente, a MemoriasUSB trabalha com a NACEX.

Voltar ao início

Posso pedir algumas amostras da minha encomenda antes de realizar o pagamento dos restantes 40%?

Quando o departamento comercial lhe comunicar que a mercadoria se encontra nas nossas instalações de Madrid, oferecer-lhe-emos a possibilidade de indicar se deseja alguma amostra antes de realizar o último pagamento. Os nossos clientes contratarão o seu serviço de estafeta para levantá-las, assumindo o custo correspondente.

Voltar ao início
Voltar ao início

Que garantia têm as memórias USB?

As componentes electrónicas dos dispositivos USB dispõem de garantia vitalícia.

Voltar ao início